A acne é uma condição dermatológica altamente prevalente que se desenvolve devido a uma inflamação nas glândulas sebáceas. Se apresenta sob a forma de pápulas, pústulas, comedões (cravos), nódulos e cistos. Ela pode ser afetada por inúmeros fatores: Dieta, período pré menstrual, estresse, predisposição genética, cosméticos, hidratantes e mudanças hormonais, particularmente em certos momentos da vida.
Essa condição pode ser categorizada com base na gravidade dos seus sintomas e na idade de início
Apesar de a acne ser frequentemente associada a preocupações estéticas, ela também pode causar desconforto físico e emocional. Uma das preocupações comuns relacionadas à acne são as cicatrizes que podem surgir após a inflamação, estas podem ser bastante inestéticas e comprometer a qualidade da pele no futuro. Destacando a importância de iniciar o tratamento da acne precocemente.
A abordagem clínica para o tratamento da acne deve ser multifatorial, abordando estilo de vida, alimentação, sono, hábitos, hobbies, como manejar o estresse, além da prescrição medicamentosa e de procedimentos adequados como:
.