O Ácido Hialurônico é uma substância naturalmente presente no corpo humano, ocupando os espaços entre tecidos e promovendo hidratação à pele. A reposição do ácido hialurônico perdido ao longo do tempo pode ser feita com a aplicação do produto formulado em laboratório, de forma segura e reabsorvível.
A aplicação do Ácido Hialurônico têm vários propósitos, como o rejuvenescimento e embelezamento facial, a sustentação dos tecidos faciais, a volumização em regiões estratégicas, suavização de depressões, rugas profundas e hidratação profunda.
Nesse sentido, o produto pode ser usado para realçar contornos, disfarçar olheiras, atenuar linhas marcadas, redefinir proporções da face e aumentar o volume dos lábios. Existem diversos tipos de ácido hialurônico no mercado, com densidades e características específicas para aplicação em locais diferentes do rosto. O procedimento pode ser feito com anestesia local ou tópica, em consultório, utilizando cânulas ou agulhas finas. O efeito do ácido hialurônico varia de acordo com o local de aplicação, a quantidade do produto e o tipo de AH utilizado, mas a média de duração dos efeitos é entre 6 e 18 meses.
O Ácido Hialurônico é considerado seguro, uma vez que é biocompatível, testado dermatologicamente e possui propriedades semelhantes às da pele natural. No entanto, é importante ressaltar que, como em qualquer procedimento médico, podem ocorrer complicações. A aplicação adequada do Ácido Hialurônico e a consideração das contraindicações são fundamentais para evitar problemas como o Edema Tardio Intermitente e Persistente (ETIP) ou a infiltração do produto em vasos sanguíneos importantes.