DERMATITE ATÓPICA

 

A dermatite atópica é uma condição crônica e não contagiosa caracterizada por uma alteração na função da barreira protetora da pele. Com essa barreira natural prejudicada, a pele perde sua umidade natural e se torna seca. Como resultado, situações comuns que não causam sintomas em pessoas sem essa alteração na barreira podem desencadear reações inflamatórias e irritativas naqueles afetados pela condição.

 

Além da pele ressecada, os sintomas da dermatite atópica incluem o aparecimento de lesões vermelhas e irritadas que causam intensa coceira. Essas feridas costumam surgir nas dobras dos braços, pescoço e joelhos, podendo liberar líquidos, desenvolver rachaduras dolorosas e formar crostas.

 

Embora não exista cura para a dermatite atópica, na maioria dos casos, é possível controlar a condição com medidas simples, como tomar banhos rápidos e mornos, preferencialmente com sabonetes suaves, e manter a pele bem hidratada. Medicamentos tópicos, como corticosteroides e imunomoduladores, podem ser usados para tratar crises agudas.

 

Em casos mais graves, medicamentos administrados por via oral e/ou injetável, incluindo imunossupressores, também podem ser necessários. O mais importante é seguir rigorosamente as orientações do dermatologista e nunca se automedicar.

 

DERMATITE DE CONTATO

 

A dermatite de contato é uma reação inflamatória aguda que ocorre quando a pele entra em contato com substâncias irritantes ou alergênicas.

 

A dermatite irritativa é a forma mais comum e geralmente resulta da exposição da pele a produtos ácidos ou alcalinos. Ela pode ocorrer imediatamente após o primeiro contato com a substância, mas na maioria das vezes está relacionada a exposições repetidas e prolongadas.

 

Por outro lado, a dermatite alérgica é desencadeada por uma reação de hipersensibilidade do sistema imunológico, onde o corpo parece reagir excessivamente a uma substância que tocou a pele. Isso requer uma exposição prévia ao agente que sensibiliza o sistema imunológico.

 

Independentemente da causa ou do tipo, os sintomas das formas agudas incluem a formação de pequenas bolhas, vermelhidão e coceira. Nas formas crônicas, a pele torna-se mais espessa e áspera, às vezes desenvolvendo fissuras dolorosas e rachaduras, que podem estar acompanhadas de ardência e desconforto local.

 

O tratamento da dermatite irritativa ou alérgica envolve principalmente evitar o contato com a substância que desencadeou a reação. Ao remover a substância irritante, geralmente a lesão desaparece. O uso de medicamentos tópicos à base de corticoides e imunomoduladores também pode ser indicado.

 

DERMATITE SEBORREICA

 

A dermatite seborreica é uma condição inflamatória crônica e recorrente que afeta áreas do corpo com um grande número de glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, sobrancelhas e cantos do nariz. Os sintomas dessa condição podem variar, desde uma descamação fina e discreta até o desenvolvimento de placas vermelhas com escamas mais espessas. Estas escamas podem possuir diferentes características, como serem secas, úmidas ou oleosas, e também variar em espessura e cor, podendo ser esbranquiçadas ou amareladas. A coceira, quando presente, também pode variar em intensidade.

 

O tratamento da dermatite seborreica tem como objetivo principal controlar a inflamação. Para isso, diversas abordagens podem ser usadas, incluindo o uso de loções e shampoos, agentes antifúngicos, corticoides e outros medicamentos.

 

Dermatites - Glaucia Mendes Venha conhecer a nossa casa
+55 (31) 9598-0710




    © Glaucia Mendes . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brandly