A aplicação de bioestimuladores de colágeno é um tratamento que tem início de dentro para fora: aplicados em camadas profundas da pele, os bioestimuladores desencadeiam um processo inflamatório controlado que estimula o organismo a produzir colágeno naturalmente. Como resultado, em alguns meses a pele adquire maior firmeza, densidade e efeito de sustentação, modificando positivamente o envelhecimento da pele.
O efeito do procedimento é progressivo e começa a se manifestar a partir da terceira semana após a aplicação, tornando-se mais visíveis após seis meses. Devido ao seu mecanismo de ação, os efeitos são duradouros e podem perdurar por até 2 anos. A quantidade de produto e o número de sessões são avaliadas caso a caso.
Existem diferentes marcas de bioestimuladores de colágeno e a escolha do produto deve ser feita pelo dermatologista, sempre considerando o local de aplicação e as características do paciente. O produto pode ser injetado na face e no corpo, em regiões como glúteos, colo, pescoço, braços e joelhos.